Durante os preparativos para apresentação do TCC perante a banca, é comum encontrar algumas incorreções no texto: erros de digitação, formatação, citação, entre outros. E agora? Será que é possível entregar um novo exemplar corrigido na secretaria do curso antes da apresentação perante a banca?
Bom, normalmente esta não é uma opção permitida.
Neste caso, a hipótese viável é preparar uma “errata”. A errata é um documento simples onde são indicadas as incorreções encontradas no trabalho, apontando o erro e indicando a forma correta.
Segundo a NBR 14724 (2011, p. 7), trata-se de elemento opcional inserido logo após a folha de rosto. Apresentado em papel A4 avulso, deve conter a referência do trabalho e o texto da errata, conforme este modelo:
Embora a ABNT mencione que a errata deve ser “[...] acrescida ao trabalho depois de impresso”, em alguns casos existe a possibilidade de correção direta no trabalho. Algumas instituições estabelecem regimentalmente a necessidade de entrega de um exemplar final, após apresentação do trabalho perante banca. Neste exemplar devem ser providenciadas as alterações e sugestões indicadas pelos avaliadores, bem como os ajustes dos erros que você identificou.
Contudo, sugere-se que a errata seja entregue no dia da apresentação do trabalho à banca. Entregue uma via para cada avaliador antes de iniciar a apresentação do conteúdo. Ao iniciar sua fala, logo em seguida aos cumprimentos, informe que, durante a preparação da apresentação, encontrou algumas incorreções no trabalho e que, diante deste fato, formulou a errata cujo conteúdo corresponde aos ajustes que você pretende realizar para entrega da versão final. Atenção: não relate verbalmente o conteúdo da errata. Apenas entregue a via impressa e faça a breve observação destacada acima. Na sequência, siga com a apresentação normalmente.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
<http://www.praticadapesquisa.com.br/2012/06/existe-um-modelo-para-apresentacao-de.html>
<http://www.praticadapesquisa.com.br/2012/06/existe-um-modelo-para-apresentacao-de.html>
Nenhum comentário:
Postar um comentário