segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Aprendendo a contar histórias

O artigo de hoje continua na linha daquele em que falei sobre como escrever biografias. Mas desta vez vamos nos desvencilhar um pouco de nós mesmos e contaremos histórias que não precisam ser, necessariamente, autobiográficas. Você conta muitas histórias? Gosta de fazer isso? Já pensou em registrá-las num livro e presentear seus filhos, netos, amigos? Vamos pensar nisso. É o que proponho, mas apenas depois de lermos uma pequena história.
Como fazer lindas histórias

A história
café
O pai foi à cozinha tomar café. Quando voltou encontrou o menino na mesma posição, desenhando palavras.
O menino surpreendeu o pai quando perguntou:
— A gente pode brincar de inventar histórias?
— Claro, todo mundo pode.
— E tem que ter começo?
— Geralmente história tem que ter começo.
— E tem que ser "Era uma vez"...?
— Era uma vez um menino que não sabia contar uma história. O menino riu. Os dois riram.
O menino ficou sério e falou:
— Eu quero inventar uma história. Mas não quero que minha história comece com "Era uma vez"...
— A história tem que parecer com você.
— Comigo?
— Cada um tem o seu modo de contar. E você também terá o seu. E quando você conta a sua história, está inventando um mundo diferente do meu mundo, do mundo da Mariana, do Thiago, da Paula, do Bruno e da Miriam. E a sua história vai parecer com você, será uma continuação de você.
O menino coçou a cabeça e disse sem hesitar:
— Quando é que eu começo a contar a história da minha casa?
— Primeiro vamos ajuntar as palavras, que as ideias vêm depois. Assim: janela, telhado, tijolo...
E os dois foram lembrando outras palavras para a construção daquela casa. Entre elas havia "aconchego, pai, filho, paz, criança, bagunça, brinquedo, mesa, quadro, amarela, azul, livros, lápis, fome, televisão, parede, disco, bebida, fogão, sapato".

Ronald Claver, A casa. Belo Horizonte: Lê.

Produção do Texto
1. Escolha um dos lugares e escreva uma história sobre ele:
a)   sua casa;
b)   sua escola;
c)   uma floresta.
Preparação da história
1. Escolha o lugar:
2. Escreva todas as palavras que para você podem estar ligadas a esse lugar:
3. Leia com atenção todas as palavras relacionadas ao lugar que você escolheu. Elas, com certeza, darão algumas pistas para sua imaginação.
4. Comece a ver os lugares e as pessoas que as palavras podem mostrar. E, dentro desses lugares e com essas pessoas, imagine o que está acontecendo. A sua história está começando.
5. Se preferir, desenhe o que você está pensando. O desenho, de certa forma, pode ir conduzindo a sua imaginação.
Escrita do texto
Escreva a história. Na hora em que você começar a escrever, pode ser que a sua história ainda não esteja completa. Isso não é importante. A sua história pode ir se formando à medida que você vai escrevendo.
Revisão da produção de texto
Releia a história que você criou, observando sobretudo três aspectos:
1. Sequência dos fatos:
Verifique se há entre os fatos apresentados uma ligação lógica e temporal.
2. Clareza:
Observe se as frases comunicam de forma clara a informação e se não há palavras repetidas desnecessariamente.
3. Correção:
Verifique se os sinais de pontuação são usados adequadamente e se a grafia das palavras está correta.
Revisão e Publicação
1. Depois dessa revisão, faça a edição do seu texto. Nessa etapa, você deve cuidar da apresentação e da distribuição dele na página.
Faça letra legível.
Respeite as margens.
Deixe espaço para marcar o início do parágrafo.
Evite rasuras.
2. Ao distribuir seu texto na página, você pode deixar espaços para ilustrá-lo com desenhos ou fotos.
3. Agora seu texto está pronto para ser apresentado a seus leitores.
4. Anote os comentários que eles fizerem. Arquive o texto numa pasta, pois ele poderá fazer parte do livro de histórias que você irá publicar neste ano.

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Vamos revisar tua biografia?

No artigo anterior, nós conversamos um pouco a respeito de um texto biográfico referente a uma autora bastante conhecida. Lá também aprendemos a fazer uma biografia seguindo um passo a passo que trouxe um pouco de luz a muitas pessoas. Só nas comunidades nas redes sociais foram inúmeros comentários sobre o assunto e pedidos para a elaboração de uma revisão que servisse de guia para os alunos conferirem se o que fizeram estava certo. O artigo de hoje servirá para isso e, mais ainda, para que os professores, durante as aulas de elaboração da atividade, possam direcionar os alunos para o caminho mais correto.

Como revisar a atividade de produção da Biografia

Vamos revisar tua biografiaA autobiografia que você acabou de escrever será com certeza lida por seus leitores: colegas, professor, amigos, pais e parentes. Por isso, é importante que você faça uma revisão cuidadosa de tudo o que você escreveu.
Releia o texto como se você estivesse lendo o texto de um colega. Elimine passagens que você acha sem importância. Acrescente palavras ou frases que tornem o texto mais claro para o leitor.
Para uma revisão mais completa de seu texto, você pode guiar-se pelos itens do roteiro abaixo.

ROTEIRO DE REVISÃO DA AUTOBIOGRAFIA

  • O texto apresenta sequência entre as partes?
  • Constrói frases claras e completas?
  • Escreve sem repetir desnecessariamente as palavras?
  • Faz parágrafos?
  • Escreve corretamente as palavras?
  • Emprega corretamente os sinais de pontuação?
  • Usa a letra maiúscula, quando necessário?

Edição e publicação da autobiografia

1. Depois dessa revisão, faça a edição do seu texto. Nessa etapa, você deve cuidar da apresentação e da distribuição dele na página.
  • Faça letra legível.
  • Respeite as margens.
  • Deixe espaço para marcar o início do parágrafo.
  • Evite rasuras.
2. Ao distribuir seu texto na página, você pode deixar espaços para ilustrá-lo com desenhos ou fotos.
3. Agora seu texto está pronto para ser apresentado a seus leitores.
4. Anote os comentários que eles fizerem. Arquive o texto numa pasta, pois ele poderá fazer parte do livro de histórias que você poderá elaborar a pedido do professor ou mesmo de um blog pessoal que você vier a construir.

Considerações finais sobre a atividade de Português

Este é o roteiro da atividade que usarei com meus alunos. É muito importante acompanhar o processo. Se você é professor, sabe bem como é penoso levar pilhas e pilhas de textos para corrigir. Se o aluno seguir este roteiro e você acompanhar o processo, seu trabalho posterior será bem menor. E quando digo “bem menor”, não estou exagerando.
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